Fisioterapia Respiratória

Cinesioterapia Respiratória Queluz, Alfragide, Cacém, Massamá

Na Fisioterapia Respiratória abordamos a vertente da Cinesioterapia respiratória Pediátrica, bem como o tratamentos de patologias em Adultos.

Valor por Sessão - 15€

Cinesioterapia Respiratória Infantil

A Fisioterapia Respiratória, também conhecida como Cinesioterapia Respiratória, tem como objectivos a libertação de secreções acumuladas e a restituição de padrões de ventilação e respiração normais, melhorando a qualidade de vida. O tempo de tratamento varia entre 15 a 30min e o número de sessões necessárias varia de caso para caso, dependendo da patologia e evolução do utente.

Tratamento mais eficaz nas bronquiolites em bébés

As infecções respiratórias em bebés e crianças podem deixar sequelas, devido ao acumular de secreções. A Fisioterapia Respiratória não actua nas causas mas sim nas consequências das infecções. Para isso utiliza técnicas especializadas e actuais, aplicadas por fisioterapeutas credenciados, no sentido de facilitar a remoção das secreções.São utilizados aerossóis, tecnicas especificas de deslocação das secreções, facilitação da tosse e remoção das secreções. É ainda utilizado, quando necessário, a limpeza nasal para facilitar a respiração. A Fisioterapia Respiratória não magoa os bebés.

O desconforto que sentem está relacionado com o estarem num colo estranho e a não compreenderem o porque de estarem a ser mobilizadas. O choro, se ocorrer, e apesar de poder ser incomodativo para os pais, facilita as técnicas até certo ponto. O bom senso e evitar que a criança entre em broncoespasmo, são importantes para se perceber que não existe necessidade de levar os bebés a um choro extremo que possa desmotivar os pais a continuar o tratamento. O ensino aos pais é fundamental. Técnicas simples que os pais podem fazer em casa diminuem a necessidade de recorrer à Fisioterapia e as probabilidades de necessidade de internamento por complicações.

Cinesioterapia Respiratória Adultos

Existem numerosas patologias que beneficiam da Fisioterapia Respiratória nos adultos. Bronquite Crónica, Asma Brônquica, Enfisemas, Bronquiectasias, Derrames Pleurais, Fracturas de costelas são apenas algumas em que a Fisioterapia faz toda a diferença na qualidade de vida destas pessoas. Muitas das pessoas com doenças crónicas do sistema respiratório são acompanhadas pelo médico de familia ou pelo pneumologista mas, infelizmente, ainda existe alguma resistência em prescrever Fisioterapia. A Fisioterapia, tal como nos bebés e nas crianças, vai prevenir infecções respiratórias pela remoção de secreções acumuladas, melhorar os padrões ventilatórios, ensinar posições de descanso e protecção, ensinar a controlar as crises de dispneia, fazer treinos de tolerância ao esforço, ensinar a utilizar aparelhos que facilitem os exercícios respiratórios e de higiene bronquica, ensinar o utente a responsabilizar-se, a prevenir factores de risco e a actuar em caso de situações agudas. A Fisioterapia Respiratória pode fazer toda a diferença na vida destas pessoas, ajudando a controlar os sintomas, a diminuir a velocidade da progressão das patologias e a melhorar substâncialmente a sua qualidade de vida.